A GALERIA DOS PINTORES
Conheça os artistas, deixe-se contagiar por suas personalidades marcantes e descubra suas obras emblemáticas, comentadas pelos próprios pintores!
Claude Monet
Impressão, Nascer do Sol (1872)
Famoso por suas Nenúfares, inspiradas naquelas que via no lago do seu jardim em Giverny, Monet preferia pintar ao ar livre, prática que adotou na sua juventude. Membro fundador do grupo impressionista, trabalhou com seus colegas em Paris e na região da Normandia, à qual permaneceu profundamente ligado ao longo da vida. Seu quadro Impressão, Nascer do Sol, pintado em Le Havre, na Normandia, é a obra que deu nome ao movimento impressionista.
Pierre-Auguste Renoir
A Parisiense (1874)
Pierre-Auguste Renoir foi um dos artistas mais intimamente associados à primeira exposição impressionista. Ele esteve envolvido na organização da exposição e, sem dúvida, decidiu como ela seria apresentada.
Pintor de paisagens brilhante e sensível, ele também era fascinado pelo mundo moderno e retratou seus contemporâneos em obras vibrantes de vida.
Edgar Degas
Lavadeira (1869)
Membro fundador do grupo impressionista, Degas distinguiu-se dos seus colegas pela escolha dos temas. Em vez de pintar paisagens, preferia retratar a vida parisiense em toda a sua modernidade. Pintou interiores de cafés e o mundo do espetáculo, com bailarinas no palco, ensaiando ou descansando. Também se interessava pelas mulheres trabalhadoras – modistas ou lavadeiras – concentrando-se em seus movimentos e atitudes.
Paul Cézanne
Uma Olympia Moderna (1873 – 74)
Cézanne manteve-se fortemente ligado ao longo da sua vida às paisagens da sua infância, como a Montanha Sainte-Victoire, perto de sua cidade natal, Aix-en-Provence. No início da década de 1870, passou algum tempo em Paris e Auvers-sur-Oise, onde aprendeu pintura ao ar livre com Camille Pissarro. Na exposição, Cézanne apresentou Uma Olympia Moderna. O esboço era provocativo devido a seu tema — ambientado num bordel — e a sua pincelada particularmente solta. A pintura causou um escândalo e foi alvo de críticas severas.
Camille Pissarro
Geada branca (1873)
Camille Pissarro foi o único artista impressionista – sendo o mais velho do grupo – a participar de todas as exposições do grupo entre 1874 e 1886, estabelecendo-se como uma das suas figuras centrais. No início da década de 1870, ele incentivou seus colegas impressionistas a saírem e praticarem pintura ao ar livre, tendo exercido uma profunda influência sobre Cézanne, em particular.





